O que fazer em Viena, Áustria (de graça)

O que fazer em Viena, Áustria (de graça)

27 de Julho, 2020 0 Por Diogo Teixeira

🇬🇧 For English Translation, press the button on the top left corner of the page.


Viena.. que bela escolha. Aquela cidade que é classificada com os melhores níveis de qualidade de vida, de segurança e de qualidade do ar. E que além disso possui o melhor de dois mundos: bela arquitetura imperialista e ambiente social vibrante e jovem.

Tanto no verão como no inverno, os turistas podem tirar tanto proveito como os locais e apreciar uma das poucas capitais europeias que preserva a sua cultura ao máximo.

Apesar de não ser uma cidade propriamente barata, é relativamente fácil fazer um itinerário emergente e em conta com as várias atividades gratuitas que podes fazer.

Vamos lá! ⬇️


Gosto de ser transparente com os meus leitores. Por isso, supõe que todos os links deste artigo sejam afiliados, o que significa que recebo uma pequena comissão quando fazes uma compra. Apenas recomendo empresas nas quais acredito verdadeiramente. Obrigado!


Visita a pé – guiada e gratuita

Se apenas tens um dia em Viena, recomendo-te começares com uma Free Walking City Tour. Basicamente, durante 2 ou 3 horas, vais ter um guia para um grupo de 30 pessoas para te mostrar a cidade a pé.

Eu recomendo a Prime Tours. Foi a entidade responsável pela minha visita guiada a pé e adorei! O guia foi incrível, um belo contador de histórias e capaz de nos mostrar a verdadeira essência de Viena.

No fim da tour, podes escolher dar alguma quantia ao guia para lhe agradecer, ou não. Mas acredita, vais gostar tanto que não vais ser capaz de não lhe dar nada. Aliás, eles apenas ganham das “gorjetas” dos turistas.

Para quem apenas tem um dia em Viena, isto é sem dúvida o mais apropriado.

Alguns dos pontos que vais conhecer na visita:

  • Albertina Square
  • Burggarten
  • Palace Gate
  • Heldenplatz Square
  • Josefsplatz Square
  • Monument against War & Fascism
  • Neuer Markt Square with Imperial Crypt
  • Stephansplatz Square
  • Teutonic Order Building
  • Mozart House
  • State Opera House

Naschmarkt

Após o fim da walking tour, desloca-te até ao Naschmarkt para almoçar e apreciar o melhor e mais diverso mercado da cidade. Com restaurantes e lojas com origens de vários cantos do mundo, irás encontrar mais de 120 mini-lojas e restaurantes dentro do Naschmarkt. Além disso, wifi gratuito disponível em todo o lado!

Desfruta do encanto das cores dos vegetais frescos, da diversidade cultural e do ambiente vibrante de um mercado único no mundo.

Naschmarkt – Viena, Áustria

Roteiro a pé (Belvedere – St Stephen’s Cathdral – Hofburg)

Recomendo uma pequena caminhada para passares por alguns dos pontos principais da cidade. Aconselho-te uma outra caminhada além da walking tour, porque caminhar pelas ruas de Viena irá ser uma experiência formidável e vais certamente fazer mais paragens do que estás a pensar. Todos os cantinhos dão vontade de tirar uma fotografia ou apenas apreciar.

Do Naschmarkt podes deslocar-te até ao palácio Belvedere. Um edifício do estilo barroco, composto por dois andares, onde poderás apreciar alguma da melhor arte produzida (custo adicional) na Áustria com exibições permanentes no piso superior e temporárias no piso inferior. Além disso, da parte de fora, possui um jardim amplo e maravilhoso, que podes visitar de forma gratuita.

Belvedere – Viena, Áustria

A próxima paragem será a St. Stephen’s Cathedral, uma das mais belas igrejas católicas do país. Podes escolher apreciar de fora ou pagar entrada.

St. Stephens Cathedral – Viena, Áustria

A última paragem será o Hofburg – onde se encontra presente um palácio imperial da dinastia dos Habsburg que agora é o local de trabalho e residência do presidente da Áustria. É um dos maiores palácios do mundo, reconhecido em todo o mundo.

O complexo Hofburg também é composto por vários museus com coleções formidáveis, uma escola de equitação espanhola e um centro de congressos. Podes escolher o que queres visitar, mas só apreciar de fora também não será mal pensado.

Palácio Hofburg – Viena, Áustria


Jardins do Schoenbrunn Palace

Nem dá para acreditar que isto é gratuito. Se estás a pensar em surpreender a tua cara metade com uma tarde romântica e que não estoure a tua carteira, estes jardins são o local perfeito.

Sim, é verdade, consegues passar horas nestes jardins sem te cansares de apreciar a beleza do palácio visto de cima, com direito a um sunset maravilhoso visto da entrada dos jardins.

Se caminhares até ao topo (até à Gloriette) ainda és brindado com uma vista incrível da cidade de Vienna. Aproveita para fazer uma caminhada calma, um picnic ou até mesmo jogging. Tudo isto rodeado de uma zona verde majestosa, ruínas romanas e estátuas de heróis passados.

Os jardins estão abertos apartir das 6h30 mas podem fechar às 16h ou 19h dependendo da altura do ano.

Jardins do Schoenbrunn Palace

Andar de bicicleta

Desta não estavas à espera, não foi? Mas também não fiques muito entusiasmado.

Podes andar de bicicleta em Vienna, gratuitamente, mas apenas durante a primeira hora em que a desbloqueias. Contudo.. tens uma hora gratuita, todos os dias! Mas, ainda assim, a hora seguinte custa apenas 1€ caso te descuides com o tempo. Ou seja, 2 horas por 1€, todos os dias!

Eu utilizei o seu sistema municipal de partilha de bicicletas para a maior parte das minhas deslocações em Viena e foi, sem dúvida, a minha atividade preferida. A cidade tem zonas dedicadas a bicicletas em todas as estradas. Irás sempre sentir-te seguro.

Além disso, existem postos de estacionamento espalhados em todas as atrações turísticas e mesmo em pontos remotos da cidade. Poderás instalar a aplicação da BikeWien e ter acesso ao mapa e todas as informações.


Como podes ver, até numa cidade aparentemente “cara”, pode sair bem barata. Tanto no itinerário como no transporte.

Se estás a pensar em visitar Viena, aproveita as rotas aéreas diretas de Porto e Lisboa a preços acessíveis!