8 Dicas Para Te Tornares Num Viajante Ambientalmente Sustentável

8 Dicas Para Te Tornares Num Viajante Ambientalmente Sustentável

11 de Junho, 2020 0 Por Diogo Teixeira

No ano de 2019, no dia 29 de Julho, o planeta esgotou todos os seus recursos naturais para esse ano. Estima-se que sejam precisos 1.75 planetas Terra para conseguirmos aguentar.

Mas como é que um viajante pode contribuir para melhorar a situação? Bem, sejamos sinceros e duros. Todos nós, independentemente da nossa atividade, conseguimos sempre fazer mais para melhorar a situação. Até um viajante. E acreditem, nós podemos mudar bastante. Todos juntos conseguimos fazer a diferença.

Por isso, reuni 8 maneiras para nós, como viajantes, sermos mais ambientalmente sustentáveis enquanto viajamos.


1. Reduzir nos materiais descartáveis

Quando acabares de fazer a mala, pensa em tudo o que é descartável e de que forma os podes substituir. Acredita, há opções para quase tudo.

Precisas de colocar todos os teus produtos de higiene em sacos de plástico? Não. Podes utilizar uma pequena mala própria para isso.

Precisas mesmo de levar tanta comida embrulhada em prata e plástico? Não. Podes levar um tupperware ou simplesmente comprar no destino. Há certos gastos que valem a pena.

Vários lugares lindos neste mundo estão cobertos de lixo graças a estas pequenas diferenças que biliões de pessoas fazem. Como disse antes, coisas mínimas fazem uma grande diferença.


2. Viaja menos de avião e mais de autocarro

O avião é o transporte que mais polui por várias razões. A industria aérea é responsável por 2% das emissões de dióxido de carbono, contudo, devido às empresas low-cost e o número crescente de passageiros e rotas aéreas, este número vai certamente aumentar nos próximos anos.

Além disso, os aviões utilizam combustíveis fosseis. Estes combustíveis emitem gases poluentes  a grandes altitudes, o que danifica muito o clima. Outro fator curioso é que as emissões de gases poluentes, por quilómetro, são comparáveis com os carros. Contudo, viajamos muitos mais quilómetros de avião, principalmente em voos internacionais.

Não só os aviões, mas até os aeroportos têm um grande impacto. A construção destas infraestruturas gigantescas deixam uma grande pegada ambiental. Toda a sua estrutura (terminais, lojas, centros de manutenção, transportação rodoviária, etc) gasta grandes quantidades de água, energia e outros recursos. Até a própria KLM já apelou para que os seus clientes voem menos frequentemente.

Caso não saibas, a Flixbus conecta quase toda a Europa com as suas enormes frotas de autocarros, o que é uma ótima alternativa aos aviões.


3. Tenta evitar escalas

Já falamos de como os aviões são poluentes. Contudo, a sua maior emissão de gases poluentes ocorre nas fases de aterragem e descolagem. Por isso, é preferível evitar escalas e apanhar voos diretos para os seus destinos.


4. Leva o mínimo de bagagem possível

Quanto mais peso o teu avião carregar, mais gases poluentes vai emitir. A verdade é que coisas a mais nunca são necessárias. Porque não já nos vermos livres delas e apenas levarmos o essencial?

Tal como foi dito antes, é nas pequenas coisas que se faz a diferença. A chave é ser consistente!


5. Verifica os alojamentos

Tenta sempre verificar se o teu alojamento possui um certificado ecológico. Isto irá assegurar que o teu alojamento é ambientalmente sustentável, tendo como recursos painéis solares e outras práticas ecológicas.

Por exemplo, a Hostelworld preocupa-se com a sustentabilidade ambiental, daí possuir opções certificadas e sustentáveis, principalmente na América do Sul.


6. Consome produtos locais

Os produtos locais são geralmente produzidos de forma ecológica e, juntando-se o útil ao agradável, são muito melhores e baratos.

Apoiar os negócios e mercearias locais não só contribui para o desenvolvimento da região como também vais ajudar a diminuir a tua pegada ambiental.

As pessoas e o planeta agradecem!


7. Toma duches e deixa os banhos

Se não fazes isso em casa, porque fazes em viagem? Estás fora do teu país, pronto para explorar. Para quê que precisas de um banho longo?

O duche vai ser suficiente. E além disso vais poupar dezenas, ou até centenas, de litros de águas cada vez que tomares um duche em vez de um banho.


8. Vais fazer uma caminhada? Recolhe o lixo que encontras

Se nunca fizeste isto antes, nunca reparaste realmente na quantidade de lixo que está à nossa volta. É assustador.

Numa pequena caminhada de 1 hora em Portugal, nas zonas montanhosas, consegues recolher um saco cheio de lixo. Imagina o quanto se conseguiria recolher em Bali.

Não só vais ajudar o ambiente como também pode ser divertido. Tenta competir com os teus travel buddies para ver quem é que consegue recolher mais!


Ao incorporares estas simples dicas ao teu planeamento de viagens, vais ver que irás fazer uma grande diferença. Se todos juntos o fizermos, os resultados vão aparecer.

Lembra-te se não formos nós a fazer a diferença hoje, vai ser tarde demais.

#BeTheChangeYouWishToSee