6 Dicas Essenciais Para Poupares em Viagens

6 Dicas Essenciais Para Poupares em Viagens

Agosto 31, 2019 0 Por Diogo Teixeira

As viagens ficam sempre muita caras, independentemente do quanto nos esforcemos existem sempre várias tentações ou coisas que nos paracem indispensáveis quando na verdade não o são.

A verdade é que se pouparmos muito numa viagem, provavelmente conseguimos economizar o suficiente para outra. É com este pensamento que consigo viajar durante o ano inteiro e ainda ter dinheiro suficiente para começar a pensar na próxima.

É necessário ter disciplina e seguir algumas regras à letra, contudo, o esforço não é tanto como estás a pensar. Por isso, decidi deixar aqui hoje 6 pequenas dicas para conseguires poupar imenso enquanto viajas.


1. Evita locais turísticos

Sim, isto parece óbvio mas todos nós caímos nesta armadilha várias vezes.

Todos queremos visitar os melhores museus, ter alguém certificado para nos mostrar a cidade ou lanchar no melhor café no centro da cidade. Mas também todos sabemos que isto não é essencial e existem alternativas a tudo isto.

Primeiro, temos de pensar e considerar o que realmente para nós é indispensável. O teu sonho sempre foi subir ao topo da Torre Eiffel? Então nem penses. Mas será que sempre tiveste interesse em visitar o Louvre ou podias passar isso à frente? São estas pequenas questões que nos vão permitir eliminar imenso do nosso itinerário e, consequentemente, salvar a nossa carteira.

Outra questão é a expectativa. Todos temos grandes expectativas de vários locais turísticos mas quando caímos na realidade, temos o bilhete na nossa mão, estamos a meio da visita e percebemos que foi dinheiro muito mal gasto. Por isso é que a pesquisa intensiva antes da viagem é essencial. Temos de ver todas as reviews, avaliar todo o conteúdo visual disponível e realmente perceber se vamos gostar de fazer aquela visita.

Começa a questionar-te e a pesquisar mais. Vais ver que vais poupar muito mais apenas com esta pequena dica.


2. Interage com locais

Os cidadãos locais são sempre os mais sábios – não podemos negar este facto. Eles sabem o que realmente é essencial, os melhores sítios escondidos, onde vais encontrar os melhores pratos e são os únicos capazes de te mostrar a sua verdadeira cultura.

O que vemos na internet muitas das vezes não passam de tentativas drásticas para vender algo que não é tão bom como parece.

São nestas ocasiões que deves visitar os teus amigos estrangeiros e pedir-lhes para te mostrarem a cidade e passarem algum tempo contigo, ta como tu provavelmente fizeste quando eles estavam na tua cidade a visitar. Podes nem ter nenhum amigo lá mas talvez outro amigo teu conheça alguém de lá e introduzir-te! A comunidade de viajantes é muita aberta a isto.

Por exemplo, em Agosto deste ano, um amigo meu da Lituânia pediu-me para mostrar o Porto a um amigo dele, pois ele não conhecia ninguém cá e eu fiz o favor com muito agrado pois para mim é um prazer! Agora, quando for à Lituânia, tenho a certeza que todos os meus amigos vão ter muito gosto em fazer o mesmo.

É importante criar estes laços para, não só se criarem amizades incríveis, mas também para podermos ter uma experiência muito mais imersiva nos outros países. E, em alguns casos, poupar em alojamento também.

Outro exemplo – Quando fui a Gdansk, uma amiga minha polaca (à qual eu já tinha mostrado o Porto e o Gerês), não só me mostrou a cidade como me deixou ficar na casa dela!

Eles não nos vão permitir cair em armadilhas turísticas e vão fazer com que presenciemos o melhor da sua cidade.


3. Visita a cidade a pé

Um dos maiores custos em viagens são os transportes para ir de um lado para o outro dentro da cidade para poupar tempo. Contudo, será mesmo necessário poupar tempo?

Pessoalmente gosto de desfrutar ao máximo das pequenas coisas. Uma das formas mais fáceis e económicas de emergir verdadeiramente na cultura de um lugar é visitando a pé.

Tal como já todos ouvimos antes: “o que importa é a jornada, não o destino”. O caminho entre dois locais, muitas das vezes é o que melhor relembramos das nossas viagens. Não só isso mas também podes aproveitar para interagir com os locais e pedir direções pelo caminho. Quem sabe.. talvez faças um novo amigo!


4. Free Walking Tours

E já que estamos a falar de visitar a cidade a pé, as free walking tours permitem-te fazer exatamente isso, apenas com um bocadinho de ajuda.

Antes de mais nada, as free walking tours consistem em um guia turístico (certificado na maioria das vezes) ter a livre iniciativa de mostrar a cidade a pé a um grupo de turistas. O único lucro que tiram disto são as gorgetas que recebem no fim, também de livre e espontânea vontade dos participantes.

Eu sempre que posso, participo numa free walking tour e deixo sempre uma gorgeta no fim (deixo aquilo que posso). Para mim, vale muito mais deixar uma gorgeta de 10€ numa destas tours e aprender muito mais do que se fosse a 3 ou 4 museus.

Podem encontrar várias informações sobre free walking tours na internet. Ou, se preferirem, perguntem sempre no vosso hotel/hostel se existem na cidade. Outra alternativa será ir à praça principal da cidade entre as 9h e as 10h e procurar pessoas com guardas-chuvas coloridos! Normalmente, estes são os guias das free walking tours.


5. Couchsurfing

Couchsurfing é exatamente o que a palavra diz – surfar por sofás. Este conceito consiste em um estranho (ou amigo/conhecido) deixar-te dormir no seu sofá em sua casa de livre vontade sem receber nada em troca.

Existem várias comunidades online onde podes encontrar pessoas a oferecer os seus sofás a estranhos viajantes. Parece ser um pouco assustador, eu sei. Mas a verdade é que é uma comunidade já com alguma dezenas de anos, que tem vindo a crescer imenso nos últimos anos e a qual tem sido muito bem falada.

Várias pessoas que já fizeram isto, relatam que foi das melhores experiências de sempre. Os hosts várias vezes levam-nos a mostrar a cidade, a comer fora, a visitar e muito mais. Os hosts em troca só querem conhecer novas culturas e fazer novos amigos internacionais sem sairem do seu próprio país.

A meu ver, é uma experiência que vale a pena e que pode ser algo bastante marcante na tua vida.

Para poderes dar uso a este conceito, recomendo que faças download da app Couchsurfing e comeces a procurar hosts no teu próximo destino!

Também existem vários grupos de facebook onde podes interagir para oferecer o teu sofá ou procurar sofás, tais como:

Mochileros – Couchsurfing – Viajeros – Turistas
AIESEC Couchsurfing
YesTheory Travels – Housing Exchange/Couchsurfing
ESN Couchsurfing & Accommodation


6. Utiliza as ferramentas certas

Estar bem informado é fundamental para poupar dinheiro em viagens. E por isso, esta última dica é das mais importantes.

Hoje, graças à tecnologia, existem várias ferramentas que nos facilitam a vida e permitem não só poupar dinheiro como também bastante tempo de pesquisa e estudo. E todas elas estão ao alcance do teu smartphone!

Aqui deixo uma pequena lista de ferramentas que recomendo para poupares em alojamento, transportes e taxas de câmbio.

Momondo – Permite-te procurar os voos e hóteis mais baratos em todo o mundo, tendo a possibilidade de comparar entre vários destinos. Também terás acesso a muitas outras ferramentas úteis.

Omio – Poderás encontrar comboios e autocarros nacionais e internacionais em toda a Europa. Graças a este motor de pesquisa, conseguirás encontrar ofertas incríveis e que te permitem estar conectado em toda a Europa.

Flixbus – Uma das frotas de autocarros mais eficaz na Europe e na América do Norte. Com os preços mais acessíveis e uma opção ecológica.

Hostelworld – Para mim o melhor motor de busca de hostels. Podes comprar preços, distâncias e ratings em todo o mundo.

Revolut – Essencial para qualquer viajante. Irás ter acesso a um cartão bancário (gratuito!) que, através de uma app te permite cambiar dinheiro em várias moedas por todo o mundo.


E estas são as minhas 6 dicas fundamentais para poupares em viagens. Leva estas dicas contigo nas tuas próximas aventuras e verás que vais poder viajar ainda mais com uma carteira mais saudável. Se tiveres mais alguma dica para partilhar, deixa aí nos comentários!


Ofertas de viagens & dicas para poupares!

Inscreve-te e recebe várias ofertas de viagens, dicas para poupares em viagem, descontos e novidades todas as semanas.

Concordo em partilhar a minha informação MailChimp ( Mais informações )

A tua informação é confidencial e nunca será partilhada.