És estudante universitário ou jovem? Aqui estão 5 formas de viajares gratuitamente pela Europa e o mundo

És estudante universitário ou jovem? Aqui estão 5 formas de viajares gratuitamente pela Europa e o mundo

Agosto 14, 2019 3 Por Diogo Teixeira

Ser jovem não é fácil. Queremos fazer muitas coisas, temos muitos tempo mas não temos dinheiro para sustentar os nossos sonhos. Contudo, se o teu sonho é viajar, talvez exista uma solução para isso. Hoje, vou-te apresentar 5 formas de viajares gratuitamente pela Europa.


1. Comboio do Conhecimento

Estás no primeiro ano do ensino superior pelo primeira vez? Então estás apto a viajar gratuitamente por Portugal com a CP – Comboios de Portugal! Poderás viajar ilimitadamente durante 7 dias em intercidades (2ª Classe), Regional, Interegional

O comboio do conhecimento exige as seguintes condições:

  • Tens de ser estudante no Ensino Superior
  • Inscrito no 1º ano pela primeira vez em TeSP, Licenciatura ou Mestrado Integrado
  • Aproveitamento no 1º ano
  • Pelo menos 36 ECTS completos

Se possuis todas estas condições, informa-te melhor na página do Comboio do Conhecimento e adquire o teu Voucher! Também possuis vários benefícios e descontos caso faças parte deste projeto, tais como Alojamento nas Pousadas da Juventude e oferta do Cartão Jovem Europeu que oferece vários descontos pela Europa!


2. DiscoverEU

A DiscoverEU é uma iniciativa da União Europeia que te dá a oportunidade de viajares pela Europa de comboio. Irás ter a oportunidade de conhecer as paisagens mais fenomenais da Europa e as suas cidades emblemáticas. Este projeto tem como objetivo dar a oportunidade aos jovens de conhecerem outros caros viajantes, tornarem-se mais independentes e confiantes enquanto exploram a sua identidade Europeia.

Todos os anos, os jovens podem candidatar-se e os selecionados irão ganhar uma passagem interrail.

Quais são os requisitos? Para poderes participar tens de ter 18 anos e ter nacionalidade de um dos países da União Europeia. Tudo o que terás de fazer é preencher um quiz, respondendo algumas questões.

Se fores selecionado, poderás viajar desde 1 a 30 dias, gratuitamente por toda a Europa utilizando um passo Interrail fornecido pela União Europeia!

Podes saberes mais sobre este projeto no website da DiscoverEU.

!ATENÇÃO! O alojamento não está incluído no projeto da DiscoverEU. Se quiseres encontrar os alojamentos mais baratos pela Europa, consulta a Momondo para encontrares os melhores alojamentos e aqueles que ficam mais em conta.


3. Youth Exchange

As Youth Exchanges permitem grupos de jovens de vários países a encontrarem-se, viverem e trabalharem juntos em projetos e colaborações durante um curto período de tempo (entre 5 e 21 dias).

Estas mobilidades ocorrem fora do ambiente escolar. Quando participas numa Youth exchange, podes contar com vários workshops, exercícios, debates, atividades de lazer e muito mais.

O melhor de tudo é que estas mobilidades de curta duração são completamente financiadas pelo programa ERASMUS+ (incluindo viagens, alimentação, transportes na cidade e alojamento). E as condições não são muito exigente, sendo que apenas é necessário ter entre 13 e 30 anos de idade.

Eu vou participar pela primeira vez numa Youth Exchange em setembro deste ano na Turquia, tendo como temática principal o Empreendedorismo. Contarei como foi a minha experiência pouco depois!

Eu candidatei-me a esta Youth Exchange através de um grupo de Facebook onde as organizações de mobilidade publicam as suas ofertas e processos de candidatura. Todos os dias existem novas ofertas!

Podes consultar o grupo aqui: ERASMUS+ Portugal – Juventude em ação


4. Voluntariado Internacional

O voluntariado é uma ótima forma de, não só viajares gratuitamente, mas também apoiares uma causa, seja ela ambiental ou social. Existe algo para todos!

Os voluntariados internacionais possuem várias semelhanças com as Youth Exchanges pois estes são financiados pelo programa ERASMUS+ (incluindo exatamente as mesmas despesas). Contudo, existem algumas diferenças.

Poderás ganhar algum pocket money, dependendo da organização pela qual estás a trabalhar. Outra grande diferença é que os voluntariados variam de 1 mês a 1 ano. Contudo, não penses que vais estar sempre a trabalhar durante esse tempo todo! Irás ter tempo para ti e para explorar o país da forma como quiseres. Muitas das vezes, até podes ficar tempo extra para explorar o país de cima abaixo e mesmo assim a tua viagem de volta para casa vai ser financiada (contudo, as tuas viagens pelo país não irão ser cobertas pelo financiamento).

É muito fácil encontrar muitas ofertas diários nos grupos de facebook. O que mais recomendo é: VAGAS VOLUNTARIADO, INTERCÂMBIO E VIAGENS.


5. Mobilidade ERASMUS+ (Estudos ou estágios)

Apesar de as mobilidades ERASMUS para estudos ou estágios não estarem destinadas principalmente para viajares, são experiências que te vão enriquecer bastante, tanto pessoalmente como profissionalmente.

Caso sejas aceite numa mobilidade ERASMUS, irás receber uma bolsa que irá cobrir uma grande parte das despesas, o que te permite pelo menos cobrir as viagens.

Em alguns casos de estágios, ainda poderás ser pago e assim acumular mais dinheiro para as tuas viagens!

Se gostarias de saber mais sobre o programa ERASMUS+, consulta o meu artigo sobre o programa: 10 razões para fazeres mobilidade ERASMUS


Fazias ideia de que haviam tantas oportunidades gratuitas para os jovens? 4 destas oportunidades devem-se a projetos financiados pela União Europeia, o que revela um grande interesse em desenvolver a independência dos jovens e torná-los mais donos de si próprios.

Realmente, viajar é capaz de nos trazer todas estas capacidades ao longo do tempo e muitas mais. Na minha opinião, viajar é aprender e devemos fomentar o desenvolvimento de mais iniciativas deste género para que os jovens de todo o mundo possam conhecer o planeta em que vivem e sentirem-se impactados.


Links importantes:

Comboio do ConhecimentoWebsite
DiscoverEUWebsite
DiscoverEUInstagram
Artigo ERASMUS+: 10 razões para fazeres mobilidade ERASMUS

Grupos de Facebook:

VAGAS VOLUNTARIADO, INTERCÂMBIO E VIAGENS
ERASMUS+ Portugal – Juventude em ação

Ofertas de viagens & dicas para poupares!

Inscreve-te e recebe várias ofertas de viagens, dicas para poupares em viagem, descontos e novidades todas as semanas.

Concordo em partilhar a minha informação MailChimp ( Mais informações )

A tua informação é confidencial e nunca será partilhada.